Hoje -   
Ganda Informática - Dicas, Software, Windows, Linux ...
Navegação
  .: Página Inicial
  .: Links
  .: Downloads
  .: Drivers
  .: Sist. Operacionais
  .: Artigos
  .: Criação de Sites
 
Interação
  .: Entre em contato
  .: E-mail

Proxy


O proxy é um software instalado em um servidor HTTP (também conhecido como servidor WEB) que trabalha da seguinte forma:

O proxy aguarda por uma requisição de um computador da rede e a repassa para um servidor remoto do outro lado do firewall. Ao receber a resposta, esta é encaminhada de volta até a estação cliente.

A principal vantagem dos proxies é a capacidade de armazenamento temporário de documentos. Uma estação que utiliza um proxy para acessar a internet, uma cópia da página acessada é colocada no cache do proxy, que é uma área com um tamanho especificado pelo administrador e que contém as requisições do sistema.

Assim, caso outro usuário queira acessar esta mesma página de outra estação, não existe a necessidade do acesso à Internet, pois o proxy descarrega no navegador do usuário a página contida em seu cache. Isto aumenta a performance dos acessos à Internet.

No caso do Metrô, o nosso firewall, desempenha também o papel de proxy ( o que conhecemos como proxy-firewall), mas o cache das páginas são mantidos em servidores colocados fora do firewall.

Referência Bibliográfica:
Squid - configurando o Proxy para Linux, autor: Antonio Marcelo, editora: Brasport .

Serviços
Pesquisa personalizada
Publicidade
Copyright © 2008 Ganda Informática. Todos os direitos reservados